Como saber se meu filho tem distúrbio de aprendizagem?

No início da vida escolar toda criança precisa passar por um período de adaptação com o ambiente, com os coleguinhas e com os professores. Cada criança tem seu tempo de aprendizagem, uns aprendem mais rápido enquanto outros demoram um pouco mais. Por isso, o aprendizado não pode ser generalizado e muito menos, servir de comparativo. Porém, existem crianças que levam muito mais tempo para aprender determinadas coisas e isso pode ser causado por um distúrbio de aprendizagem.

Para saber se seu filho tem algum distúrbio de aprendizagem é fundamental acompanhá-lo nas tarefas diárias, conversar com os professores e participar das reuniões escolares. Tirar uma nota baixa é normal, mas se o mal desempenho persistir, é preciso analisar de forma mais minuciosa o que está acontecendo. O diagnóstico só pode ser dado por um especialista e o tratamento para a melhora do desenvolvimento da criança deve ser feito com um profissional capacitado.

Estima-se que cerca de 40% dos alunos apresentam distúrbios de aprendizagem. Os principais distúrbios são:

Déficit de Atenção: quando a criança não consegue fixar sua atenção ao que está sendo ensinado. É importante ressaltar que essa falta de atenção não é voluntária.

Hiperatividade: também marcada pela falta de atenção e levada a muitos equívocos por parte do senso comum. Uma criança hiperativa não consegue se concentrar em nada e também quer realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Nesses casos a criança é muito agitada e não consegue ficar parada.

Dislexia: perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais.

Disgrafia: tem como principal característica a dificuldade na elaboração da linguagem escrita. Em muitos casos esse distúrbio pode vir acompanhado de uma dislexia.

Discalculia: ao contrário do distúrbio citado acima, esse tem como característica a dificuldade de aprender tudo o que esteja ligado a números, como problemas, aplicações e conceitos matemáticos.

Para cada caso existe um tratamento específico que irá desenvolver a habilidade de aprendizagem e minimizar de forma considerável o distúrbio que impede a criança de ter um aproveitamento eficiente dos conteúdos. Somente um profissional está apto a diagnosticar e tratar os distúrbios de aprendizagem.